Como implementar a Segurança da Informação?
Política de Segurança da Informação
Assim como na segurança em TI, a implementação da Segurança da Informação requer a criação de uma política de segurança, praticamente nos mesmos moldes, porém, com ênfase na proteção dos dados.
Como o objetivo é blindar as informações contidas nos sistemas da empresa, o primeiro passo a tomar é decidir o que deve ser protegido e em que grau de criticidade.
Separar as informações de acordo com a importância que cada uma delas tem para os negócios é fundamental para que haja uma proteção eficiente, ao mesmo tempo em que a política não interfira ou atrase os processos.
O treinamento da equipe deve acontecer periodicamente, assim como a avaliação do conhecimento que cada colaborador tem da Política de Segurança da Informação e qual a sua importância.
É sempre bom lembrar a todos sobre os perigos do malware e as consequências que um ataque de ransomware pode trazer para a empresa, comprometendo, inclusive, o emprego de todos. Em outras palavras, os empregados devem se tornar os maiores protetores da informação.
Auditoria
Realizar auditorias é muito importante para que a empresa se certifique de que as medidas atuais correspondem à Política de Segurança da Informação e promova melhorias continuamente.
